sábado, 23 de maio de 2015

Skypeclassroom e aulas on line

Naveguei pelos sites sugeridos na postagem SITES PARA APRENDER  e encontrei muitas sugestões de atividades e ferramentas para serem utilizadas em sala de aula, algumas que gostaria de aplicar em sala de aula, são: o skypeclassroom e o aulas on line, verifique e analise se também gostaria de utilizar.

SITES GRATUITOS PARA APRENDER

Os sites relacionados abaixo permitem aprender a utilizar muitas ferramentas que podem ser incorporadas em nossas práticas em sala de aula, incrementando-as e deixando-as mais ricas e dinâmicas.
SITES GRATUITOS PARA APRENDER – DE LITERATURA A GESTÃO DE EMPRESAS
(sugeridos pela tutora on line do PAFC 2015, REGIANE BRIGOLA DE OLIVEIRA)

·        http://es.childrenslibrary.org/ É uma biblioteca digital de livros infantis nos mais diferentes idiomas, entre eles português, inglês, espanhol, francês e alemão. A busca de títulos pode ser feita por idade; por narrativas curtas, médias e longas, por premiação e, principalmente, por idioma estrangeiro, incluindo o português. O site aceita doações e trabalho voluntário de tradutores.

·        http://ocw.mit.edu/courses/   O MIT OpenCourseWare disponibiliza o material online de cursos de graduação e pós de 36 departamentos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para consulta livre. Por esta razão, não emite certificados e nem serve como crédito para outras universidades. Somente em inglês.

·        Palestras TED (www.ted.com) - Centenas de vídeos tratam de temas tão variados quanto design, evolução da Aids, funcionamento do cérebro durante partidas de videogames, tecnologia e entretenimento, entre outros. O site tem como jargão "ideias que valem a pena compartilhar". Somente em inglês. Há versões em português, com pensadores brasileiros, como o TEDx São Paulo ( www.tedxsaopaulo.com.br/

·        Química - (condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/) - A PUC-RJ (Pontífícia Universidade Católida do Rio de Janeiro) disponibiliza material didático da área de química. Há animações que explicam o que são e como funcionam as pilhas, áudios que tratam do impacto da energia nuclear no ambiente ou sobre cosméticos, entre outras escolhas.

·        Senai (www.senai.br/ead/transversais/) - O sistema oferece cursos de capacitação para quem está entrando no mercado de trabalho ou está inserido nele. Educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, segurança do trabalho, tecnologia da informação e comunicação e propriedade intelectual são alguns dos materiais de estudo. Em alguns Estados, porém, os cursos estão disponíveis só em material impresso.

·        Saylor (http://www.saylor.org/) - O site não emite certificados e diplomas, mas suas 17 áreas de estudos ficam abertas para consulta pública. Há temas como psicologia, ciência política, desenvolvimento pessoal e administração de negócios, entre outras. Somente em inglês.

·        Skype In the Classroom (https://education.skype.com/) - Promove a troca de experiências entre educadores e alunos do mundo todo. Os temas variam de assuntos mundiais até aqueles que fazem parte do cotidiano da escola, como merenda e clubes de leitura, além de ensino de idiomas. Pelo sistema de busca, dá para encontrar educadores com a mesma linha de estudo que a sua.

·        Traduzido (http://veduca.com.br/index.php) - A vantagem do site é ter aulas de universidades estrangeiras renomadas traduzidas para o português. Os temas variam: administração de negócios, jornalismo, direito, educação, engenharia, filosofia e religião, política e geografia, entre outros.

·        Unicamp (http://www.ocw.unicamp.br/) - O OpenCourseWare oferece aulas de professores da própria Unicamp (Universidade de Campinas), mas a oferta de conteúdo ainda é tímida.

·        Unesp (http://acervodigital.unesp.br/) - O material produzido pelos professores da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), com temas vinculados aos cursos e disciplinas, são reunidos neste site de acesso público. Os temas englobam estudos educacionais e científicos e acervo histórico-cultural.

·        Univesp (http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/) - A proposta da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) é oferecer ensino superior público gratuito aos estudantes. A USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade de Campinas) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) fazem parte da iniciativa. As admissões são por provas organizadas pelas instituições de ensino envolvidas.

·        USP (http://www.eaulas.usp.br/portal/home) - O site tem cerca de 880 videoaulas abertas ao público em geral, em que professores da USP (Universidade de São Paulo) explicam temas para lá de complexos, divididos por áreas de estudo (Exatas, Humanas e Biológicas). O e-Aulas é um agregador que vai acrescentando, ao longo do tempo, a produção multimídia da universidade.

·        Yale (http://oyc.yale.edu/) - A famosa instituição de ensino tem uma série de aulas on-line gratuitas. Há estudos sobre astronomia, literatura, religiões, biologia e economia, entre outros, cujo conteúdo é explicado por professores da Yale.

·        Agronegócio (eadsenar.canaldoprodutor.com.br/cursos) - Voltado para o empreendedorismo no meio rural, o Canal do Produtor ensina noções de gestão da propriedade, otimização de negócios e capacitação de mulheres, entre outros assuntos de interesse ao agronegócio.

·        Como funciona (www.hsw.uol.com.br) - Este site é um compêndio de curiosidades sobre o mundo em que vivemos. Seu nome em inglês é "how stuff works", mas os textos estão em português. Ele ensina como as coisas funcionam. E isso pode ser de bombas nucleares à pílula do dia seguinte, passando por motores de carro.

·        Clássicos digitais - ( www.gutenberg.org/wiki/Main_Page ) - Pelo Projeto Gutenberg, é possível acessar e-books clássicos da literatura mundial para leitura online ou download para leitura em tablets e e-readers.

·        Coursera (www.coursera.org) -Somente em inglês, o site reúne mais de cem aulas online de universidades americanas, como a Universidade de Stanford (na foto). Um sistema de busca por assunto de interesse se encarrega da localização de cursos ofertados. Não se engane: como a maioria das instituições de ensino superior, as americanas exigem muita leitura como tarefa de casa e participação ativa na interação virtual.

·        Domínio público (www.dominiopublico.gov.br) - Biblioteca digital com acervo diversificado, que inclui clássicos da literatura, como a obra completa de Machado de Assis, estudos sobre educação e teses de pós-graduação em várias áreas, entre outros assuntos. O conteúdo é baixado para o computador.

·        Educadores (portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) - Site do governo contém itens de interesse do professor e disponibiliza conteúdos multimídia, além de cursos e materiais para serem adotados em sala de aula. Acesse também a parte de "links", com sugestões de jogos educativos online, softwares de edição para aulas on-line e projetos inovadores, entre outros.

·        Empreendedorismo (www.ead.sebrae.com.br/hotsite/cursos) - Cursos abertos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para empreendedores. Tratam do mercado de varejo, planejamento e gestão e atendimento ao cliente, entre outros temas de interesse.

·        FGV online (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos) - A Fundação Getulio Vargas oferece cursos gratuitos e variados com duração de 5 horas a 30 horas. Os assuntos são, por exemplo, "sustentabilidade para professores do ensino fundamental", gestão de empresas e pessoas e a "Era Vargas". Há disciplinas de aplicação prática para o dia a dia, omo organizar o orçamento doméstico e investir na aposentadoria.

·        Física e química (www.labvirt.fe.usp.br) - O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da USP (Universidade de São Paulo). Nele, há animações sobre física e química feitas a partir de sugestões de alunos do ensino médio das escolas da rede pública. Acesse também dicas de sites interessantes e projetos educacionais. Se não conseguir abrir as animações, copie os links diretamente no browser do seu computador.

·        Fundação Bradesco (www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx) - O aluno pode aprender como fazer um currículo e se preparar para uma entrevista de emprego. Há ainda aulas que ensinam a usar o pacote Office, a administrar finanças pessoais e desenvolver aplicativos, entre outras opções.

·        Java (jedi.wv.com.br) - Manuais, prova, exercícios, materiais de referência e videoaulas estão disponíveis neste site do Moodle do DFJUG, grupo de Java que tem entre seus objetivos ensinar de forma livre e gratuita a linguagem Java e as tecnologias a ela associadas. Os temas versam sobre bancos de dados, programação web e segurança da rede, entre outros.

·        Khan Academy (www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/) ? Após o sucesso do educador Salman Khan (na foto em palestra com Bill Gates), que alega ter mais de 21 milhões de videoaulas postados em seu site. Aulas de matemática, física, química e biologia foram traduzidas para o português em uma parceria com a Fundação Lemann. Quem tem inglês fluente, pode ir direto à página do Khan Academy e assistir também a aulas de economia, finanças e história.

·        Moodle (www.moodle.org.br) - Rede social voltada para educadores, que podem criar cursos online, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem em nível mundial. Voltado principalmente para o e-learning (ensino a distância).

www.khanacademy.org/ - Uma sala de aula virtual gratuita.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

VISÃO GERAL DA EAD NO BRASIL

https://www.youtube.com/watch?v=ISxvJ_CWPzI

DEMOGRAFIA

GEOGRAFIA

DEMOGRAFIA


A Demografia é uma importante área do conhecimento, pois amplia os saberes sobre as populações humanas e suas características.
demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas. Esse ramo do saber em muito se aproxima à Geografia da População, que, da mesma forma, também se preocupa com as dinâmicas populacionais, enfatizando as questões sociais relacionadas ao espaço geográfico.
A população é definida como o número de pessoas que habita um determinado território ou região. Dessa forma, os seus ciclos de crescimento, seu nível médio de renda, sua distribuição, entre outros fatores, são de fundamental importância para a compreensão do funcionamento dos diversos aspectos do espaço social.
Um dos elementos demográficos mais estudados pela Geografia da População e pela Demografia é o índice de crescimento populacional. O crescimento acelerado ou desacelerado das populações é algo constantemente debatido e teorizado por especialistas e teóricos dessas áreas do saber. Precisar com detalhes o funcionamento desse fator é importante para o planejamento de políticas públicas e ações sociais.
O principal órgão brasileiro de pesquisa sobre a população é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Esse organismo realiza a cada dez anos oCenso Demográfico, uma importante e abrangente forma de quantificar estatisticamente os mais diversos dados e informações, envolvendo desde a renda e a saúde da população até a sua preferência religiosa.
Estão disponíveis, na presente seção, textos que envolvem os diversos temas e conceitos demográficos, estes relacionados não tão somente à Geografia da População, mas a diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e a economia. Esperamos oportunizar um espaço de leitura e discussão sobre os temas concernentes às dinâmicas populacionais.
Boa leitura!

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

http://www.brasilescola.com/geografia/demografia.htm

GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Tendo como abordagem principal os estudos socioespaciais, a Geografia estrutura-se a partir da compreensão das relações entre natureza e sociedade.
Geografia, atualmente, é considerada a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, o ramo do conhecimento que busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano.
Dessa forma, podemos considerar que a Geografia estuda a sociedade e a natureza, com o foco sobre a maneira com que essas se relacionam e o consequente processo de organização do espaço terrestre. O objetivo desses estudos é o de contribuir para a melhor maneira de se explorar os recursos da natureza, bem como desenvolver melhores formas de ser ver e melhorar as relações socioespaciais.
A definição acima apresentada não é consenso entre os geógrafos, tanto que, no passado, tal conceituação era bem diferente da atualmente utilizada. A própria etimologia da palavra “Geografia” (“Geo” = Terra; “Grafia” = Descrição) denuncia a sua premissa inicial: descrever os fenômenos da superfície terrestre. Em outras definições, ela é vista como o campo do conhecimento que visa ao estudo dos lugares ou à explicação sobre a diferenciação de áreas.
Em termos gerais, é muito difícil precisar o que a Geografia estuda e o que ela não estuda, isso porque ela é uma ciência horizontal, enquanto outras formas de conhecimento são do tipo vertical, ou seja, o que a diferencia dos demais saberes científicos não é o seu objeto, mas a sua orientação. O que confere ao estudo geográfico a sua especificidade é o seu categorial, que é o conjunto de conceitos que vão definir a orientação de seus estudos, dos quais se destacam: a paisagem, a região, o território, o lugar e as redes.
Dessa forma, os estudos geográficos debruçam-se sobre questões que estão relacionadas tanto com as ciências da natureza quanto com as ciências sociais, envolvendo temas como: o relevo, a representação do espaço (mapas), a formação das cidades, o meio rural, os territórios políticos dos Estados, as disputas regionais e territoriais, entre inúmeros outros elementos.
Portanto, o objetivo desta seção é elencar textos relacionados com esses inúmeros aspectos, dando um tratamento geográfico a temas que se aproximam da História, da Biologia, da Química e de outros saberes, conferindo a esses a especificidade da abordagem socioespacial.
Confira nossos textos e aprimore os seus conhecimentos sobre a Geografia!
Boa leitura!
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
http://www.brasilescola.com/geografia/

Imagem Geografia

http://www.brasilescola.com/geografia/